Nutrição Enteral e Oral (32) 32127735 Juiz de Fora

Televendas: (32) 3212-5992


Segunda à sexta de 8 à 12h. e de 13:15 até 18:00h.

Saúde capacita profissionais de 16 estados que ofertarão a PrEP

Nova fase de implementação da PrEP incluirá mais 28 serviços do SUS em 23 municípios

prep capaO Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde está capacitando profissionais de saúde de 16 estados que passarão a ofertar a Profilaxia pré-Exposição (PrEP) ainda neste ano. A capacitação ocorre em três etapas – duas delas virtuais e uma presencial. A primeira etapa foi realizada na última sexta-feira (02/03), com o objetivo de apresentar estudos internacionais que comprovam a eficácia da PrEP. Foi abordada também – para se alcançar o resultado de prevenção esperado – a importância da adesão do usuário habilitado a usar esta profilaxia.

O tema foi apresentado pelo médico infectologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Vasconcelos, que trabalha com pesquisas clínicas no campo da prevenção de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O infectologista atende pessoas que vivem com HIV desde 2007.

A segunda etapa virtual será realizada no dia 29 de março e abordará o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV e a estratégia para sua implementação.

Ler artigo completo