Nutrição Enteral e Oral (32) 32127735 Juiz de Fora

Televendas: (32) 3212-5992


Segunda à sexta de 8 à 12h. e de 13:15 até 18:00h.

Práticas Integrativas e Complementares são avaliadas pelo CFN

Nesta quinta (5) e sexta-feira (6), o Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) está reunido em Brasília, na sede do órgão, para discutir a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS) e sua aplicação na prática do nutricionista. O GT é coordenado pela nutricionista Vânia Passero, conselheira do CFN.

Essas práticas são tratamentos baseados em conhecimentos tradicionais e evidências científicas voltados para a promoção, prevenção, tratamento de doenças. O GT analisa as aplicações dessas práticas no exercício do nutricionista, a contribuição de cada uma e as práticas mais relacionadas ao interesse da categoria. Atualmente, apenas a fitoterapia é reconhecida pelo Sistema CFN/CRN.

O grupo pretende realizar uma consulta online para conhecer melhor o envolvimento do nutricionista com essas práticas. “O grupo de trabalho surgiu da necessidade de um posicionamento do CFN em relação ao tema, considerando que a fitoterapia já é uma prática regulamentada e está contemplada nas Pics. O trabalho está sendo muito bem conduzido pelo GT e, em breve, apresentaremos os resultados para posteriores decisões do órgão”, disse a nutricionista Vânia Passero.

Durante as reuniões do grupo de trabalho, os integrantes têm o apoio de convidados para entender e pesquisar mais detalhes sobre cada prática oferecida pelo Ministério da Saúde. Além da coordenadora, o GT Pics é composto pelo coordenador da PNPICS, Daniel Amado e pelas nutricionistas Deise Lopes da Silva; Sula de Camargo e Thaisa Santos Navolar. A analista técnica do CFN, Luiza Torquato, acompanha o trabalho desenvolvido pelo GT.

Ler artigo completo