Nutrição Enteral e Oral (32) 32127735 Juiz de Fora

Televendas: (32) 3212-5992


Segunda à sexta de 8 à 12h. e de 13:15 até 18:00h.

Debate com estudantes reforça o Pacto do Bem e a sustentabilidade

Realizado pelo curso de Nutrição da Católica, evento abordou temas relevantes com a participação de instituições de destaque no cenário da promoção da alimentação sustentável e saudável.
A corrente Pacto do Bem pela Alimentação Saudável e Adequada ganhou mais um reforço neste mês de abril. Desta vez foi uma ação do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com o Programa Mesa Brasil SESC DF, que realizou no dia 19 de abril, o VI Fórum de Sustentabilidade – Promovendo a alimentação saudável e sustentável. O evento contou com a participação de profissionais de destaque e estudantes de diferentes Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal.
Debates em torno da sustentabilidade social, consumo desenfreado de agrotóxicos pelos brasileiros, ações governamentais e sociais que minimizem essa prática e exemplos de condutas organizacionais que levem à promoção da alimentação saudável e adequada, fizeram parte da programação. “Essa é uma excelente oportunidade que colabora para o desenvolvimento e conscientização dos futuros profissionais da área”, destaca a coordenadora do curso, professora Cristine Savi.
A nutricionista da Unidade Técnica do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Luiza Torquato, destacou a importância da discussão desses temas e da aproximação com a academia. “É fundamental que esses estudantes percebam ainda durante o processo de graduação a importância da alimentação e da sustentabilidade. A oportunidade de vivenciar iniciativas como essa colabora para o processo de formação e é fundamental para o exercício da profissão”, destacou.
De acordo com a nutricionista do Instituto Nair Valadares – vinculado ao SESC, Rosemary Ribeiro, esse tipo de atividade é um momento único de troca. “Dividir um pouco do nosso trabalho com esses que são os profissionais que estarão atuando amanhã, além de ser essencial, é um aprendizado mútuo. Temos muitos estagiários que estudam aqui na instituição e estamos sempre dispostos a apoiá-los e a crescer junto com eles”.
Para a estudante do 7º semestre e coordenadora-geral do Centro Acadêmico de Nutrição, Amanda Campos Vercesi, participar desse tipo de evento, seja na organização ou apenas como espectador, é enriquecedor. “Nós estudantes estamos em processo de formação e é muito difícil decidir em que iremos focar ao finalizarmos o curso. Essa aproximação com profissionais que já atuam no mercado colabora não só com a nossa escolha, como também, com o aprofundamento de temas importantes da área a qual estudamos”.
O Mesa Brasil SESC
O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.
Fonte: UCB/DF e ASCOM/CFN

Ler artigo completo