Nutrição Enteral e Oral (32) 32127735 Juiz de Fora

Televendas: (32) 3212-5992

Segunda à sexta de 8 à 12h. e de 13:15 até 18:00h.

CFN participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva

A presidente do CFN, Albaneide Peixinho e o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) – Fotos: Júlio Dutra

Na manhã desta quinta-feira (11), foi lançada na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva com a participação da presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Albaneide Peixinho, da superintendente Rosane Nascimento, da nutricionista da Unidade Técnica do CFN, Luiza Torquato e da coordenadora do Projeto de Redução da Gordura Trans, parceria do CFN, ASBRAN e Global Health Advocacy Incubator (GHAI), Isabela Sattamini.

Para Albaneide Peixinho, a alimentação adequada possui papel fundamental na saúde preventiva. “Hábitos alimentares podem trazer mais qualidade de vida ou provocar e agravar doenças. O Conselho Federal de Nutricionistas lançou a campanha Abril Saudável, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância das escolhas alimentares. Queremos trabalhar conjuntamente com os diversos parceiros da Frente Parlamentar para despertar cada vez mais o interesse da sociedade para a temática da saúde preventiva”, destacou a presidente do CFN.

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva tem como objetivo promover políticas públicas para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis – hipertensão, câncer, doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas e diabetes – que têm entre seus principais fatores de risco a alimentação inadequada, o tabagismo, uso abusivo do álcool e o sedentarismo.

A mesa do lançamento da Frente Parlamentar foi composta pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), presidente da Frente Parlamentar; a diretora geral da ACT Promoção da Saúde, Paula Johns; o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão; os vice-presidentes da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva, deputado federal João Roma (PRB-BA) e deputado federal João Campos (PSB-PE); o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) e a coordenadora da Unidade de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS/OMS no Brasil, Kátia de Pinho Campos.

Agenda

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva contará com uma agenda de atividades ao longo do ano, proporcionando o debate entre o poder público e a sociedade civil para a construção e implementação de propostas que promovam mudanças no contexto social e tragam melhorias à qualidade de vida da população.

Ler artigo completo