Nutrição Enteral e Oral (32) 32127735 Juiz de Fora

Televendas: (32) 3212-5992


Segunda à sexta de 8 à 12h. e de 13:15 até 18:00h.

Campanha reforça medidas de combate à obesidade

A alimentação adequada e a atividade física são fundamentais para quem busca uma vida mais saudável. A fim de reforçar essas práticas, em junho de 2008, por meio da Lei 11.721, foi oficializado o dia 11 de outubro como Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) defende a prevenção da obesidade e destaca o trabalho desses profissionais e dos técnicos em Nutrição e Dietética, capacitados para atuar na promoção e na recuperação da saúde por meio de uma alimentação saudável. Reforçam a necessidade de priorizar os alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras; recomendam que as pessoas possam cozinhar as suas próprias refeições; alertam sobre a importância de evitar produtos ultraprocessados, ricos em gordura, sal e açúcar; e sugerem que, quando fora de casa, a opção seja por locais que ofereçam refeições saudáveis e sem exposição intensa à publicidade de alimentos, sempre respeitando os hábitos e a cultura alimentar.

Neste ano, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) tem como tema de campanha o respeito ao paciente com obesidade. A proposta objetiva considerar as suas condições, reconhecê-la como doença multifatorial e admitir a necessidade de acesso ao tratamento completo.

Alerta — Caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente. Torna-se cada vez mais presente na sociedade e já é considerada uma epidemia, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, gordura no fígado, hipertensão, asma e alguns tipos de câncer, entre eles o de mama.

Segundo a pesquisa Vigitel 2017, realizada pelo Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas está com excesso de peso. E as mulheres estão no grupo mais preocupante, com 57,7%.

#obesidadeeutratocomrespeito
#CFNutri
#11deoutubro
#DiaNacionaldePrevençãodaObesidade

Foto: Abeso

Ler artigo completo